Conversas....

Numa conversa no salão de chá mais "in" de leiria,o Aromas,eis que surge a propósito dos signos a seguinte parábola:

O escorpião queria atravessar o rio e pediu ao sapo que o levasse.
- Eu, não, que tu mordes-me e matas-me.
O escorpião discordou:
- É claro que não! Pensa bem, se tu morreres, afogamo-nos os dois.
O sapo acreditou. Fazia sentido. Então pôs o escorpião às costas e começou a atravessar o rio. Ainda ia a meio quando sentiu a ferroada e, enquanto os dois se afogavam, perguntou:
- Mas escorpião, por que fizeste isso, mesmo sabendo que também ias morrer?
- É a minha natureza. - respondeu o escorpião, antes de descer para as profundezas.

O que é que vocês acham?
Existe a natureza de cada um, contra a qual não se pode lutar, um padrão que repetimos a vida inteira, mesmo sabendo que não é certo ou que não vai nos ajudar em nada? Ou uma das coisas boas do ser humano é poder quebrar esse padrão?Ou isto dos signos é exclusivo???

Volto já!

2 comentários:

MJ disse...

hummm...dá que pensar...há coisas incontroláveis, indomáveis em cada um de nós...que vem desde a Pré-história e nunca desapareceram nem desaparecerão. Normalmente referimo-nos aos defeitos, para desculpá-los pela irracionaildade dos actos, impulsividade, etc. mas também herdámos dos nossos antepassdos as virtudes. Pena que não as demonstramos tantas vezes. Será por medo?Por vergonha de ser diferente numa sociedade Capitalista em que reina o €? Onde a maioria dos Homens são invejozos, gananciosos, cínicos, egoistas...? Pela minha experiência de vida parece-me que nunca serei Rica (€€€) pois olho a meios para atingir os fins! mas sou uma rica pessoa (pra quem me conhece BEM) e sou Feliz assim!

Cristina Filipe disse...

Ainda a propósito do ESCORPIÃO:
O pastor e alguns jovens iam por uma estrada e,
quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.
O pastor correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão.
Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor,
o homem deixou-o cair novamente no rio.
Foi então a margem tomou um ramo de árvore,
adiantou-se outra vez a correr pela margem,
entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.
Voltou o pastor e juntou-se aos jovens na estrada.
Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
“Pastor, deve estar doendo muito!
Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse!
Seria um a menos!
Veja como ele respondeu à sua ajuda!
Picou a mão que o salvara!
Não merecia sua compaixão!”
O pastor ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:
“Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha”

Nunca se canse de fazer o bem, porque a Seu tempo ceifaremos se não desfalecermos…
Bj!