Já não é a primeira vez que falo aqui sobre este assunto.Tudo porque as pessoas que me são próximas(mulheres e homens),têm uma opinião tão pequenina sobre este dia que me deixam espantada,dada a liberdade feminina conquistada para terem opiniões sobre o que quer que seja.
O Dia Internacional da Mulher serve essencialmente para nos relembrar que há MUITAS mulheres diariamente a ser exploradas,escravas na verdadeira terminologia da palavra.Escravas de trabalho forçado,escravas sexuais,escravas de um mundo onde os homens(sem H grande) governam sobre elas.
Neste dia relembramos que foi e é uma luta ser mulher no Mundo.Não venham com idealismos de algibeira.
Ser mulher até no "nosso mundinho" ocidental e civilizado é duro!
Profissionalmente,socialmente e financeiramente.Todos os dias somos confrontadas com essas dificuldades.Mas conseguem relativizar sempre não é?Parece que está enraizado que até temos muitos direitos e que os homens nos "deram",uma espécie de prémio.O que não é verdade.
Vejam bem que até há uns meses atrás a França retirou uma lei que PROIBIA as mulheres de andarem de calças .Ridículo não é? Pois.. 2013.. Ocidente civilizado e tal..
"
O vestuário feminino continua a
despertar paixões políticas na França. Em maio, a ministra da Habitação, foi criticada por usar uma calça jeans durante o
primeiro encontro do gabinete do presidente François Hollande.
Alguns meses depois, antes de começar um
discurso na Assembleia Nacional, ela foi alvo de assobios e gracinhas
por parte de muitos políticos por estar usando um vestido floral."in Estudos de Direito Publico.br
A luta de hoje,é não esquecer que diariamente há milhões de mulheres que são tratadas como escravas,mercadoria ou "carne pra canhão"..Que são ridicularizadas por usarem saia ou usarem calças.Que são alvo de critica por levarem uma vida desafogada e livre "como se fosse um homem".
E isso deve ser sempre um sinal alerta na nossa consciência,para não cometermos dois erros:
1º celebrar efusivamente esta data com jantares e impor a nossa presença e este dia como O DIA que saem de casa por terem "ordem de saída" ou porque é O DIA que ELE tem que cozinhar só porque sim...
2º não celebrar e não reconhecer que a liberdade de ser mulher tem pouco mais de 115 anos.Ora se eu tenho 32... Não foi assim há tanto tempo!
Para mim este dia serve para relembrar que ainda há muito caminho a trilhar.Que há mulheres maravilhosas a lutar muito mais do que eu diariamente pelos meus direitos.
Fica uma amostra mínima daquilo que é feito para ofuscar liberdades,na entrega dos Oscares,o que meio mundo viu na Michelle Obama e no canto o que o outro meio mundo achou que era verdadeo que estava a ver.
Liberdade feminina?Não.Limitar a liberdade. Tanta estrada para andar..
Até já*
Sem comentários:
Enviar um comentário