Os nossos velhos

A SIC passou uma reportagem no fim de semana sobre o negócio dos lares.
O abandono dos filhos
E mais do que isso, mostrou a tristeza,a solidão e a vergonha de ser velho.

Senti vergonha alheia.Pelos pais(velhos) que falaram e diziam que descontaram a vida toda,que tinham poupanças e que os filhos abandonaram-nos no lar e nunca mais os visitaram.
Senti vergonha quando uma filha no alto da sua razão diz ao telefone a uma irmã: "vou levá-la ao hospital e fica lá!Quero la saber!Onde é que a vamos enfiar? A segurança social só abre segunda!"Foda-se que vergonha!Que nojo!

Tudo naquela reportagem me indignou,me emocionou,me deixou a tremer com o futuro dos meus e com o meu proprio futuro.

O negócio dos lares é para mim tão legitimo como os infantários.Os pais e os filhos precisam/precisaram de trabalhar,necessitam/necessitaram de alguem que cuide/cuidasse deles.
Consigo ser compreensiva e aceitar que os pais estejam num lar,não compreendo que filhos vejam as condições em que vão deixar os pais e não fiquem indignados.
Que prefiram pagar 900€ para cuidarem dos pais e nunca os visitar.Que vejam os pais mal tratados e prefiram virar os olhos e fazer de conta.
Os pais são um fardo.Os pais deixam de ajudar financeiramente os filhos e são despejados num lar.Os pais deixam de caminhar e são postos num lar deitados o dia todo,ensopados em urina e isso não indigna os filhos.
Os filhos têm bebés que são netos.Que estão no infatário.Que se aparecem com o rabo assado por estarem horas com a fralda os papás ficam indignados e apresentam queixa. Estes pais sentem a dor de pai e esqueceram a dor de filhos.

Pelo meio as minhas lágrimas rolaram a pensar no que vou eu fazer e no que me vão fazer.

E percebi que este não é  de todo um país para velhos...

Volto já*





Sem comentários: